PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.291Palavras-chave:
Projeto político-pedagógico, Direitos Humanos, Relações étnico-raciaisResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se ter um Projeto Político-Pedagógico real e atuante no contexto da Educação em Direitos Humanos (EDH) e da Educação para as Relações Étnico–Raciais. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, esse artigo contextualiza marcos históricos na Educação do Brasil, no que tange a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Relações Étnico-Raciais, bem como destaca os documentos legais pertinentes. Espera-se com a presente temática abrir espaços para constantes reflexões na busca por um tipo de educação que promova uma formação pautada na dignidade humana e contra qualquer tipo de violação de direitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Camila Vieira Genkawa Silva , Daniele Xavier Ferreira Giordano
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.