AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

O QUE E COMO AVALIAR?

Autores

  • Maria Fernanda Piornedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rozemeiry Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.318

Palavras-chave:

Avaliação na educação infantil. Projeto Político-Pedagógico. Modalidades avaliativas.

Resumo

O estudo buscou identificar qual a concepção de avaliação mencionada no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um Centro de Educação Infantil (CEI), do Sistema Municipal de Educação, no interior de São Paulo.Utilizou-se da pesquisa qualitativa com metodologia de estudo de caso para acesso ao documento para conhecimento sobre avaliação na educação infantil, bem o que se avalia e como são avaliadas crianças pré-escolares, a partir de três recortes: o primeiro quanto à concepção de avaliação da aprendizagem;o segundo referente às atividades(instrumentos) avaliativas; e o terceiro como avaliar crianças nessa etapa da  educação básica. Constatou-se que a avaliação na educação infantil embora sendo uma atividade pedagógica contemplada pela Política Nacional da Educação Infantil e em documentos de âmbitos legal e normativo, não foi mencionada no Projeto Político-Pedagógico quais os instrumentos utilizadoss pelos professores no referido CEI. Isso permitiu identificar que tanto o Projeto Político-Pedagógico quanto a avaliação não são articuladores das intenções, das prioridades e das estratégias para a melhoria da qualidade da educação local, sobretudo no desenvolvimento individual da criança.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Piornedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda de Pedagogia  - Universidade Federal de Mato do Grosso do Sul-Campus Tres Lagoas. Membro do GEPLEI-THC-GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LEITURA, ESCRITA E INFÂNCIA/TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL/UFMS-CPTL.

 

Rozemeiry Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

 Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos.Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,  Campus de Tres Lagoas. Membro  dos Grupos GEPLEI-UFMS e GEPLAGE-UFSCar.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

da Costa Piornedo , M. F. ., & dos Santos Marques Moreira, R. . (2024). AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: : O QUE E COMO AVALIAR?. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.78–90. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.318