AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O QUE E COMO AVALIAR?
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.318Palavras-chave:
Avaliação na educação infantil. Projeto Político-Pedagógico. Modalidades avaliativas.Resumo
O estudo buscou identificar qual a concepção de avaliação mencionada no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um Centro de Educação Infantil (CEI), do Sistema Municipal de Educação, no interior de São Paulo.Utilizou-se da pesquisa qualitativa com metodologia de estudo de caso para acesso ao documento para conhecimento sobre avaliação na educação infantil, bem o que se avalia e como são avaliadas crianças pré-escolares, a partir de três recortes: o primeiro quanto à concepção de avaliação da aprendizagem;o segundo referente às atividades(instrumentos) avaliativas; e o terceiro como avaliar crianças nessa etapa da educação básica. Constatou-se que a avaliação na educação infantil embora sendo uma atividade pedagógica contemplada pela Política Nacional da Educação Infantil e em documentos de âmbitos legal e normativo, não foi mencionada no Projeto Político-Pedagógico quais os instrumentos utilizadoss pelos professores no referido CEI. Isso permitiu identificar que tanto o Projeto Político-Pedagógico quanto a avaliação não são articuladores das intenções, das prioridades e das estratégias para a melhoria da qualidade da educação local, sobretudo no desenvolvimento individual da criança.
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