COMPETÊNCIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO NO BRASIL:

Análise da trajetória histórica do conceito de Competência e suas implicações na BNCC

Autores

Palavras-chave:

Competências Digitais., Educação, BNCC

Resumo

O artigo apresenta uma análise da constituição histórica do termo competência e seus desdobramentos até o conceito de Competências Digitais (CD) no cenário educacional brasileiro. O objetivo é refletir sobre as concepções de competências adotadas no Brasil, questionando se ainda estão associadas apenas à manipulação de equipamentos digitais. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e utiliza o método dialético. Os resultados demonstram que o termo competência evoluiu do campo jurídico e linguístico para o setor empresarial e pode ser compreendido pela sigla CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes, influenciando o âmbito educacional. A BNCC define competência como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, e a legislação recente reforça a necessidade de educação digital. A conclusão aponta que, embora o conceito de CD seja contemporâneo no Brasil, sua aplicação revela fragilidades sociais e a persistência da desigualdade de oportunidades.

Biografia do Autor

Profa. Me. Emily Seguraço Serrano, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá - Turma 2022, linha de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Maringá (2010), é especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UNIASSELVI (2017), em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade UNINA (2017) e, pela mesma instituição, em Educação de Jovens e Adultos (2017). Foi professora formadora do grupo de estudos Formadores em Ação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. É professora na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) desde 2012 e, atualmente, também trabalha no 4º Colégio da Polícia Militar de Maringá. Participa do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no CNPq. Tem experiência e interesses ligados à área de tecnologia na educação.

Profa. Dra. Maria Luisa Furlan Costa , Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora adjunta do Departamento de Fundamentos e Práticas da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara), Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

Profa. Dra. Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na Linha de História e Historiografia da Educação (2018) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2009) na Linha de Formação de Professores. É especialista em Arte-Educação (SOET-2004) e graduada em Música com Habilitação em Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Pedagogia pela Unicesumar (2020). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical, metodologias de ensino e em Pedagogia na área de Anos Iniciais, Didática, Currículo e Educação a Distância. Participa do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no CNPq. Atualmente é professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (CECA/UEL) e realiza estágio pós-doutoral no Observatório da Educação Básica (Educação do Futuro) pelo NAPI - Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Serrano, E. S., Costa , M. L. F., & Mertzig, P. L. L. (2025). COMPETÊNCIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO NO BRASIL: : Análise da trajetória histórica do conceito de Competência e suas implicações na BNCC. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.101–127. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/467

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.