COMPETÊNCIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO NO BRASIL:
Análise da trajetória histórica do conceito de Competência e suas implicações na BNCC
Palavras-chave:
Competências Digitais., Educação, BNCCResumo
O artigo apresenta uma análise da constituição histórica do termo competência e seus desdobramentos até o conceito de Competências Digitais (CD) no cenário educacional brasileiro. O objetivo é refletir sobre as concepções de competências adotadas no Brasil, questionando se ainda estão associadas apenas à manipulação de equipamentos digitais. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e utiliza o método dialético. Os resultados demonstram que o termo competência evoluiu do campo jurídico e linguístico para o setor empresarial e pode ser compreendido pela sigla CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes, influenciando o âmbito educacional. A BNCC define competência como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, e a legislação recente reforça a necessidade de educação digital. A conclusão aponta que, embora o conceito de CD seja contemporâneo no Brasil, sua aplicação revela fragilidades sociais e a persistência da desigualdade de oportunidades.
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Copyright (c) 2025 Prof. Me. Emily Seguraço Serrano, Prof. Dra. Maria Luisa Furlan Costa , Prof. Dra. Patrícia Lakchmi Leite Mertzig

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