AINDA ESPORTE, QUE BOM! MAS SOB OUTRO OLHAR!
A TEMATIZAÇÃO DOS “ESPORTES ALTERNATIVOS” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.310Palavras-chave:
Esportes Alternativos. Tematização. Formação de professores.Resumo
A tematização dos “esportes alternativos” na Educação Física escolar foi escolhida como um caminho para se discutir novas possibilidades de práticas pedagógicas do Esporte na Educação Física escolar (Efe). Foi implementado um processo de coleta de dados com 25 alunos de um curso de Educação Física de Brasília/DF, 22 alunos da amostra responderam a duas aplicações de entrevistas semiestruturadas e tiveram a vivência de uma prática derivada do Futebol Americano (FA). A investigação contou com mais três alunos do referido curso, que tiveram outro papel no estudo (“estudantes pesquisadores”). Infere-se que os/as participantes demonstraram inflexibilidade em reconhecerem a importância dos arranjos das modalidades oficiais como jogos ou derivações, continuando a terem como referência o modelo esportivo oficial.
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Copyright (c) 2024 Paula Viviane Chiés, Alessandra Carvalho Leite, Guilherme Souto Gomes Magri
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