AINDA ESPORTE, QUE BOM! MAS SOB OUTRO OLHAR!

A TEMATIZAÇÃO DOS “ESPORTES ALTERNATIVOS” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Paula Viviane Chiés Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Alessandra Carvalho Leite Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Guilherme Souto Gomes Magri Escola Eleva Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.310

Palavras-chave:

Esportes Alternativos. Tematização. Formação de professores.

Resumo

A tematização dos “esportes alternativos” na Educação Física escolar foi escolhida como um caminho para se discutir novas possibilidades de práticas pedagógicas do Esporte na Educação Física escolar (Efe). Foi implementado um processo de coleta de dados com 25 alunos de um curso de Educação Física de Brasília/DF, 22 alunos da amostra responderam a duas aplicações de entrevistas semiestruturadas e tiveram a vivência de uma prática derivada do Futebol Americano (FA). A investigação contou com mais três alunos do referido curso, que tiveram outro papel no estudo (“estudantes pesquisadores”). Infere-se que os/as participantes demonstraram inflexibilidade em reconhecerem a importância dos arranjos das modalidades oficiais como jogos ou derivações, continuando a terem como referência o modelo esportivo oficial.

Biografia do Autor

Alessandra Carvalho Leite, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Graduada em Educação Física, pós-graduada em Psicomotricidade e Educação Inclusiva(UniBF), professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e membra do Grupo de Estudos Socioculturais e Pesquisa em Educação Física (GESPEF) da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Guilherme Souto Gomes Magri, Escola Eleva Brasília

Graduado em Educação Física e Especialista em Educação. Professor na Escola Eleva Brasília - DF. Membro do Grupo de Estudos Socioculturais e Pesquisa em Educação Física (GESPEF), da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Chiés, P. V., Carvalho Leite, A. ., & Souto Gomes Magri, G. . (2024). AINDA ESPORTE, QUE BOM! MAS SOB OUTRO OLHAR! : A TEMATIZAÇÃO DOS “ESPORTES ALTERNATIVOS” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA . Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.35–44. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.310