Sobre a Revista
Foco e Escopo
ENSAIOS PEDAGÓGICOS é uma publicação científica eletrônica surgida em 2017 no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba -, Coeditada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) e com o Centro de Educação a Distância (CED) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).
Missão
Publicação e difusão do conhecimento científico historicamente produzido por pesquisadores iniciantes, seniores e estudiosos cuja temática esteja centrada na problematização da educação e seus desafios para o aperfeiçoamento humano. Estuda-se a Educação Básica (níveis e modalidades), a Universidade e questões transversais aos saberes e fazeres pedagógicos.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Editoria de Ensaios Pedagógicos fará inicialmente uma primeira avaliação verificando a observância das normas e adequação ao seu escopo, após, encaminhará para emissão de parecer a, no mínimo, dois avaliadores, consoante o método do "duplo cego", que tenham competência e mérito na área para o desenvolvimento do julgamento. Não havendo consenso entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao término do processo de avaliação os autores são comunicados quanto ao parecer final emitido. Em todos os casos a confidencialidade do avaliador é garantida.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Processo de Avaliação pelos Pares
Ensaios pedagógicos, por conta de seus Editores, fará inicialmente uma primeira avaliação verificando a observância das normas e adequação ao seu escopo, após, encaminhará para emissão de parecer a, no mínimo, dois avaliadores, consoante o método do "duplo cego", que tenham competência e mérito na área para o desenvolvimento do julgamento. Não havendo consenso entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao término do processo de avaliação os autores são comunicados quanto ao parecer final emitido. Em todos os casos a confidencialidade do avaliador é garantida.
Aos avalidores na emissão do resultado do parecer escolher entre: a) aceitar. b) aceitar com resssalvas ou correções obrigatórias; c) rejeitar.
No caso (b), o artigo novamente será encaminhado ao parecerista que indicou as corresções, podendo ainda assim aceitar ou rejeitar consoante as observações destacadas no material enviado.
As contestações e outros casos não previstos serão analisados pelos Editores.
Periodicidade
Ensaios pedagógicos é de periodicidade quadrimestral, ou seja, são três facículos produzidos por ano.
Política de Acesso Livre
Ensaios Pedagógicos oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexadores
Licença Creative Commons - Atribuição Não-Comercial
A Revista Ensaios Pedagógicos está Licenciada está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Taxas para submissão e publicação de textos
ENSAIOS PEDAGÓGICOS, editada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) não cobra nenhuma taxa por textos submetidos à avaliação em qualquer de suas etapas e para aqueles que, uma vez aprovados forem publicados.
UFSCar does not charge any fee for texts submitted to the evaluation in any of its stages and for those that, once approved, are published.
Sponsors
Ao DCHE - Depto de Ciências Humanas e Educação pela abertura ao projeto inicial da Revista.
Fontes de Apoio
Ao PPGED e os seus estudantes, bem como à Coordenação do Curso de Pedagogia pela viabilização da socialização da Revista.
Histórico do periódico
Ensaios pedagógicos surgiu no ano de 2017, no primeiro semestre. A idealização da Revista Eletrônica foi de iniciativa do Prof. Dr. Paulo Gomes Lima, então Pof. Associado I, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar - Campus Sorocaba. A finalidade do periódico centrou-se, desde sua idealização no esforço de difusão das descobertas, produções científicas e ensaios advindos do percurso formativo dos estudantes brasileiros, colocando como fundamental a participação de graduandos e pós-graduandos na divulgação de seus trabalhos. Assim, Ensaios pedagógicos começou a tomar um consistente contorno na ampliação da produção do conhecimento científico como princípio educativo. Dois critérios centrais são indissociáveis nas produções a serem avalidas e validadas pelo periódico: a) qualidade, b) relevância. Da qualidade dos artigos, pois oriundos de instituições, estudantes e docentes, compreende-se que haverá significativo esforço da projeção dos saberes e fazeres científicos articulados ao panorama mundial. Da relevância, pela priorização das temáticas que transversalizam a educação brasileira e mundial, substancializada pelos olhares dos avaliadores designados para acompanhamento e seleção dos materiais submetidos.
O futuro pode reservar caminhos que ainda não temos como avaliar, mas o presente se mostra promissor no desvelamento do mundo científico e dos sujeitos históricos no seio universitário.