A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: ESPAÇOS E TEMPOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.295

Palavras-chave:

Formação de professores na escola, Desenvolvimento profissional, Pandemia do covid-19

Resumo

O objetivo deste artigo é o de discutir a formação de professores na escola em tempos de pandemia da Covid-19 (2020-2021) e a organização dos processos formativos em escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba-SP. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou o questionário e a análise interpretativa para a apreciação destes. Este texto encontra-se dividido nas seguintes partes: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e análise e considerações finais. Concluímos que a organização dos tempos e espaços formativos na escola necessita estar alinhada com a concepção de formação, no caso a formação reflexiva, que parte da investigação da prática docente e possibilita experiências autênticas, adotando estratégias formativas coerentes a essas concepções, possibilita a formação profissional e o desenvolvimento profissional docente e que mesmo nesse período tão difícil da pandemia da Covid-19, as equipes escolares encontraram caminhos/estratégias para desenvolver também a formação, de forma a propiciar o desenvolvimento profissional docente.

Biografia do Autor

Margareth Pedroso, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela UFSCar Campus Sorocaba. Membro do Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Formativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN- UFSCar).

Renata Prenstteter Gama, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela UFSCar Campus Sorocaba e docente do PPGED-UFSCar Sorocaba. Integra os grupos de pesquisa no qual desenvolve estudos e pesquisas em parceria com os demais pesquisadores e participantes: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (GEPRAEM - DME/UFSCar); Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Formativas, Formação e Trabaho Docente (NEPEN- UFSCar) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores que ensinam Matemática (GEPFPM - FE/Unicamp). 

Downloads

Publicado

2023-02-08

Como Citar

Pedroso, M. . ., & Gama, R. P. . . (2023). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: ESPAÇOS E TEMPOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.41–51. https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.295