A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CONSIDERAÇÕES À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES

Autores

  • Regiane Isabel Elias Jorge Unicid

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.361

Palavras-chave:

Representações sociais, Formação de professores, Escola

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática para evidenciar contribuições de pesquisas realizadas com o tema formação continuada e as representações sociais dos professores, para entendimento das influências dessas representações nas práticas docentes. Buscou-se por trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que apresentassem em seus títulos as expressões “formação docente” e “representações sociais”. A partir da análise dos textos, foi possível identificar, com base nas representações dos professores, a necessidade de uma formação continuada que valorize os saberes docentes construídos cotidianamente a partir de demandas reais da escola, os quais constituem repertórios valiosos para a implementação de programas de formação continuada mais eficazes.

 

Biografia do Autor

Regiane Isabel Elias Jorge, Unicid

Licenciada em Pedagogia, possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Guarulhos e especialização em Deficiência Intelectual pela Unesp. É Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Isabel Elias Jorge, R. (2024). A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CONSIDERAÇÕES À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES. Ensaios Pedagógicos, 8(2), p.85–93. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.361

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA