A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA HUMANA DOCÊNCIA E O PAPEL DO PPP DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340Palavras-chave:
Humana Docência, Currículo, PPP da EscolaResumo
A partir das contribuições do Grupo de Estudos em Educação do Campo, Águas e Florestas nas Amazônias (Gecafa) liderado pela Profa. Dra. Tânia Mara Rezende Machado, o presente trabalho objetiva analisar como é possível que a identidade profissional do educador numa concepção de humana docência seja constituída a partir dos direcionamentos advindos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, para, dessa maneira, apontarmos em que medida os projetos em disputa nos currículos da escola são e/ou podem ser reverberados na prática a partir dos seus PPPs. Para tanto fizemos uma pesquisa bibliográfica centrada nas categorias de humana docência e PPP da escola, tomando como referencial teórico Arroyo (2011) e Gadotti (2000). O estudo aponta para a necessidade de que a realidade desse gênero de formação humana, crítica e emancipadora advinda da concepção de humana docência se concretize nas práticas educativas.
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