A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA HUMANA DOCÊNCIA E O PAPEL DO PPP DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340

Palavras-chave:

Humana Docência, Currículo, PPP da Escola

Resumo

A partir das contribuições do Grupo de Estudos em Educação do Campo, Águas e Florestas nas Amazônias (Gecafa) liderado pela Profa. Dra. Tânia Mara Rezende Machado, o presente trabalho objetiva analisar como é possível que a identidade profissional do educador numa concepção de humana docência seja constituída a partir dos direcionamentos advindos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, para, dessa maneira, apontarmos em que medida os projetos em disputa nos currículos da escola são e/ou podem ser reverberados na prática a partir dos seus PPPs. Para tanto fizemos uma pesquisa bibliográfica centrada nas categorias de humana docência e PPP da escola, tomando como referencial teórico Arroyo (2011) e Gadotti (2000). O estudo aponta para a necessidade de que a realidade desse gênero de formação humana, crítica e emancipadora advinda da concepção de humana docência se concretize nas práticas educativas.

Biografia do Autor

Beatriz França de Morais, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2022). Graduanda de Licenciatura em Filosofia/Ufac (2023), exerceu monitoria entre 2018 e 2022 da discente surda Monalisa Abreu Teixeira, atuou como Professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no turno vespertino e também Professora mediadora no período matutino na Escola Estadual Jorge Kalume, localizada na zona rural de Rio Branco/AC e atualmente exerce a função de Professora do Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Clícia Gadelha, também localizada em Rio Branco/AC. Atualmente também é voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Filosofia da UFAC.

Tânia Mara Rezende Machado, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É líder do Grupo de Estudos da Educação do Campo-GECAFA, compõe o Conselho Editorial da Revista de Letras e Humanidades Muiraquitã com sede na UFAC e compõe a diretoria da Anpuh Acre como segunda secretária. É professora associada 3 da Universidade Federal do Acre, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação da UFAC e do mestrado Profissionalizante em Ensino de História da mesma instituição e o Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores, Educação do Campo e em Ensino de História.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Miranda de Lima, K., França de Morais, B., & Mara Rezende Machado, T. (2024). A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA HUMANA DOCÊNCIA E O PAPEL DO PPP DA ESCOLA. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p.211–224. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.