A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA HUMANA DOCÊNCIA E O PAPEL DO PPP DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340Palavras-chave:
Humana Docência, Currículo, PPP da EscolaResumo
A partir das contribuições do Grupo de Estudos sobre Educação do Campo, Águas e Florestas na Amazônia (Gecafa) liderado pela Profa. Tânia Mara Rezende Machado, este trabalho tem como objetivo analisar como é possível a identidade profissional do educador em um concepção de ensino humano a ser constituída a partir dos rumos advindos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, para, desta forma, apontar em que medida os projetos em disputa nos currículos escolares são e/ou podem ser reflectidos na prática com base nas suas PPP. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica focada nas categorias ensino humano e PPP escolar, tomando Arroyo (2011) e Gadotti (2000) como referenciais teóricos. O estudo aponta para a necessidade de que a realidade desse tipo de formação humana, crítica e emancipatória decorrente da concepção de ensino humano seja materializada nas práticas educativas.
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Direitos de Autor (c) 1970 Klebe Miranda de Lima, Beatriz França de Morais, Tânia Mara Rezende Machado

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