A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA HUMANA DOCÊNCIA E O PAPEL DO PPP DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340

Palavras-chave:

Humana Docência, Currículo, PPP da Escola

Resumo

A partir das contribuições do Grupo de Estudos sobre Educação do Campo, Águas e Florestas na Amazônia (Gecafa) liderado pela Profa. Tânia Mara Rezende Machado, este trabalho tem como objetivo analisar como é possível a identidade profissional do educador em um concepção de ensino humano a ser constituída a partir dos rumos advindos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, para, desta forma, apontar em que medida os projetos em disputa nos currículos escolares são e/ou podem ser reflectidos na prática com base nas suas PPP. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica focada nas categorias ensino humano e PPP escolar, tomando Arroyo (2011) e Gadotti (2000) como referenciais teóricos. O estudo aponta para a necessidade de que a realidade desse tipo de formação humana, crítica e emancipatória decorrente da concepção de ensino humano seja materializada nas práticas educativas.

Biografias Autor

Beatriz França de Morais, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2022). Bacharel em Filosofia/Ufac (2023), acompanhou a estudante surda Monalisa Abreu Teixeira entre 2018 e 2022, atuou como Professora na Sala de Recursos Multifuncionais (SME) no turno vespertino e também como professora mediadora no período matutino na Escola Estadual Jorge Kalume, localizada na zona rural de Rio Branco/AC e atualmente atua como Professora do Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Clícia Gadelha, também localizada em Rio Branco/AC. Atualmente também é voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (ITISP) do curso de Licenciatura em Filosofia da FUAC.

Tania Mara Rezende Machado, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É líder do Grupo de Estudos de Educação do Campo (Fesg), é membro do Conselho Editorial da Revista de Letras e Humanidades Muiraquitã sediada na UFAC e integra o conselho da Anpuh Acre como segunda secretária. É professora associada 3 da Universidade Federal do Acre, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação da UFAC e do Mestrado Profissional em Ensino de História da mesma instituição e do Doutorado em Educação na Amazônia (DEA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores, Educação do Campo e Ensino de História.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Miranda de Lima, K., França de Morais, B., & Mara Rezende Machado, T. (2024). A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA HUMANA DOCÊNCIA E O PAPEL DO PPP DA ESCOLA. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p.211–224. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.