The PROFESSIONAL IDENTITY FROM THE PERSPECTIVE OF HUMAN TEACHING AND THE PART OF THE SCHOOL PPP
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.340Keywords:
Teaching Human, Curriculum, PPP of SchoolAbstract
Based on the contributions of the Study Group on Field Education, Waters and Forests in the Amazon (Gfewfa) led by Prof. Dr. Tânia Mara Rezende Machado, this work aims to analyze how it is possible for the professional identity of the educator in a conception of human teaching to be constituted based on the directions arising from the school's Political-Pedagogical Project (PPP), in order to, in this way, point out to what extent the projects in dispute in the school's curricula are and/or can be reflected in practice based on their PPPs. To this end, we carried out a bibliographical research focused on the categories of human teaching and school PPP, taking Arroyo (2011) and Gadotti (2000) as theoretical references. The study points to the need for the reality of this type of human, critical and emancipatory formation arising from the conception of human teaching to be materialized in educational practices.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Klebe Miranda de Lima, Beatriz França de Morais, Tânia Mara Rezende Machado

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.