REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Rafaela Roberto Ribeiro UFMS/Três Lagoas
  • Rozemeiry dos Santos Marques Moreira UFMS - Três Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.336

Palavras-chave:

Educação Especial, Políticas de Inclusão, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O estudo faz reflexões sobre a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Nº 12.764, de 2012) em relação aos recursos de materiais e humanos no contexto escolar. As reflexões dirigidas a esta inclusão se fizeram por meio da pesquisa qualitativa e entrevistas com informantes de uma escola pública em um município no interior do Mato Grosso do Sul, para identificação dos recursos e práticas para a inclusão, bem como a falta deles no contexto escolar. Disto decorrem alguns desafios, que nesse campo de conhecimento ainda se enfrentam em nível tanto teórico quanto técnico e social, sem muitos questionamentos e poucas respostas relacionadas ao sentido da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Rafaela Roberto Ribeiro, UFMS/Três Lagoas

Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia- UFMS- Três Lagoas.

Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, UFMS - Três Lagoas

Professora Doutora/ CPTL/UFMS.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Ribeiro, R. R. ., & Moreira, R. dos S. M. (2023). REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 101–112. https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.336