REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.336Keywords:
Educação Especial, Políticas de Inclusão, Transtorno do Espectro AutistaAbstract
The study reflects on the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder, based on the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (Brazil, 2008) and the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder (Law No. 12,764, of 2012) in relation to material and human resources in the school context. The reflections aimed at this inclusion were carried out through qualitative research and interviews with informants from a public school in a municipality in the interior of Mato Grosso do Sul, to identify resources and practices for inclusion, as well as the lack of them in the school context. This results in some challenges, which in this field of knowledge are still faced at both a theoretical, technical and social level, without many questions and few answers related to the meaning of school inclusion.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rafaela Roberto Ribeiro, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.