ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:
UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.339Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autismo. Análise Comportamental Aplicada. Modelo Denver de Intervenção Precoce.Resumo
O presente estudo busca compreender como a Análise Comportamental Aplicada pode auxiliar a prática docente na educação infantil a partir do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, compreendendo a ciência ABA, suas estratégias e aplicabilidade para promover aprendizagens, autonomia e qualidade de vida para crianças com TEA e/ou atraso do neurodesenvolvimento. A pesquisa foi realizada, inicialmente, por meio de coleta de dados, buscando ideias e opiniões de pesquisadores de referência e dedicados ao tema autismo e educação. Num segundo momento, a pesquisa encaminhou-se para o estudo de campo com o auxílio de questionário, tendo a participação de duas professoras do AEE e duas psicopedagogas que atendem em clínicas de reabilitação multidisciplinar e que possuem experiência anterior em sala de aula de escolas públicas. Os dados levantados permitiram constatar a ABA como ciência, baseada em evidências, capaz de propor melhor resultado para o avanço no quadro de atrasos do neurodesenvolvimento.
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