ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:

UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS

Autores

  • Talita Cristina Catelan Prado Moisés Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Marcos Pastana Santos Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.339

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autismo. Análise Comportamental Aplicada. Modelo Denver de Intervenção Precoce.

Resumo

O presente estudo busca compreender como a Análise Comportamental Aplicada pode auxiliar a prática docente na educação infantil a partir do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, compreendendo a ciência ABA, suas estratégias e aplicabilidade para promover aprendizagens, autonomia e qualidade de vida para crianças com TEA e/ou atraso do neurodesenvolvimento. A pesquisa foi realizada, inicialmente, por meio de coleta de dados, buscando ideias e opiniões de pesquisadores de referência e dedicados ao tema autismo e educação. Num segundo momento, a pesquisa encaminhou-se para o estudo de campo com o auxílio de questionário, tendo a participação de duas professoras do AEE e duas psicopedagogas que atendem em clínicas de reabilitação multidisciplinar e que possuem experiência anterior em sala de aula de escolas públicas. Os dados levantados permitiram constatar a ABA como ciência, baseada em evidências, capaz de propor melhor resultado para o avanço no quadro de atrasos do neurodesenvolvimento.

Biografia do Autor

Talita Cristina Catelan Prado Moisés , Prefeitura Municipal de São Paulo

Especialista em Educação Especial com ênfase em Transtorno de Espectro Autista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Marcos Pastana Santos , Instituto Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) pela UFMG. Bibliotecário-documentalista do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Paracambi. Professor I - Itinerante de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Cristina Catelan Prado Moisés , T., & Pastana Santos , M. (2024). ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.91–104. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.339

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.