ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:
UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.339Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autismo. Análise Comportamental Aplicada. Modelo Denver de Intervenção Precoce.Resumen
El presente estudio busca comprender cómo el Análisis Conductual Aplicado puede ayudar a la práctica docente en educación infantil basada en el conocimiento sobre el Trastorno del Espectro Autista, entendiendo la ciencia ABA, sus estrategias y aplicabilidad para promover el aprendizaje, la autonomía y la calidad de vida de niños con TEA y/o retraso del neurodesarrollo. La investigación se llevó a cabo inicialmente mediante la recopilación de datos, buscando ideas y opiniones de destacados investigadores dedicados al tema del autismo y la educación. En segundo lugar, la investigación se realizó en un estudio de campo con la ayuda de un cuestionario, con la participación de dos docentes de la AEE y dos psicólogos educativos que trabajan en clínicas de rehabilitación multidisciplinares y que tienen experiencia previa en el aula de la escuela pública. Los datos recopilados permitieron verificar el ABA como una ciencia, basada en evidencia, capaz de proponer mejores resultados para avanzar en el contexto de retrasos en el neurodesarrollo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Talita Cristina Catelan Prado Moisés , Marcos Pastana Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.