MODELO MARS DE TUTORIA
Uma Experiência Institucional de Organização do Trabalho Tutorial na EAD
Palavras-chave:
Educação a Distância, Mediação pedagógica, Tutoria, Experiência institucionalResumo
Trata-se da apresentação de uma experiência institucional voltada ao fortalecimento do trabalho tutorial no Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Em um cenário de expansão da EAD e de redefinições decorrentes do marco regulatório de 2025, o estudo evidencia lacunas na normatização da função do mediador pedagógico e a necessidade de referenciais institucionais mais consistentes. A partir da prática coordenada de tutoria e da identificação de fragilidades, desenvolveu-se o Modelo MARS de Tutoria, fundamentado nas dimensões de Mediação, Apoio Referencial e Social. Trata-se de um relato de experiência e estudo de caso qualitativo, cujo principal produto técnico é o Guia do Tutor, documento que organiza processos, atribuições e orientações didático-pedagógicas. Os resultados apontam que o modelo favoreceu maior coesão institucional e contribuiu para a consolidação de um sistema tutorial de qualidade na EAD pública.
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Copyright (c) 2025 Marcela Fernandes Peixoto, Alynne Acioli Santos

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