MODELO MARS DE TUTORIA
Uma Experiência Institucional de Organização do Trabalho Tutorial na EAD
Keywords:
Distance education, Pedagogical mediation, Tutoring, Institutional experienceAbstract
This work presents an institutional experience aimed at strengthening tutorial practices at the Distance Education Center of the State University of Health Sciences of Alagoas, within the scope of the Open University of Brazil System. In a context of expansion of distance education and ongoing transformations following the 2025 regulatory framework, the study highlights gaps in the regulation of the pedagogical mediator’s role and the need for more consistent institutional guidelines. Based on coordinated tutorial practice and the identification of existing weaknesses, the MARS Tutoring Model was developed, grounded in the dimensions of Mediation, Referential Support, and Social Interaction. This is a qualitative case study and experience report, whose main technical product is the Tutor Guide, a document that organizes processes, responsibilities, and pedagogical guidelines. The results indicate that the model fostered greater institutional cohesion and contributed to the consolidation of a high-quality tutorial system in public distance education.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Marcela Fernandes Peixoto, Alynne Acioli Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
