PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.286Palavras-chave:
Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região sudesteResumo
Este artigo é um recorte de um estudo maior sobre Planejamento Educacional desenvolvido em municípios da região metropolitana de Sorocaba. A presente pesquisa tem como objetivo identificar estudos e pesquisas científicas na área da Educação que tratam do monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação com foco na região Sudeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que se utiliza da análise documental e descrição crítica dos resultados, que demonstraram através das produções encontradas e selecionadas, uma deficiência e escassez no que diz respeito ao monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação durante sua vigência (2014-2024) na região Sudeste. Os estudos apontam para a necessidade de uma construção mais participativa e democrática do planejamento educacional, especificamente o PME, para que seu monitoramento e avaliação sejam estruturados de forma que a sociedade tenha acesso às informações.
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