AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TATUÍ/SP:
ELABORAÇÃO E MONITORAMENTO DO PME
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.331Palavras-chave:
Monitoramento e Avaliação., Planejamento Educacional., Plano Municipal de Educação de Tatuí/SPResumo
Com o advir do Plano Nacional de Educação em vigência no Brasil (2014-2024), todos os municípios tiveram que elaborar o seu Plano Municipal de Educação. O município de Tatuí/SP elaborou o seu último PME com aprovação na Câmara Municipal em novembro de 2015, tendo como cumprimento das metas o monitoramento contínuo e avaliações periódicas. Neste contexto, o artigo tem o objetivo de compreender a composição e atuação da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com foco no levantamento documental do município e relatórios sobre o PME na plataforma do PNE em movimento do governo federal e de suas respectivas análises. Notou-se diversas dificuldades no processo de monitoramento, ausência de informações e na articulação entre os órgãos envolvidos no monitoramento local e entre os entes federados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jociane Marthendal Oliveira Santos, Débora Aparecida Martinho da Silva, Paulo Gomes Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.