PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.64

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica. Pesquisa qualitativa. Formação docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo caracterizar o conceito de pesquisa (auto)biográfica, como esta técnica pode ser compreendida dentro da abordagem da pesquisa qualitativa no campo da Educação e sua importância no processo de formação e profissionalização docente. Por meio de revisão de literatura especializada, à luz da pesquisa exploratória, o presente trabalho explicita a abertura de discussões e a ampliação da compreensão dessa estratégia de pesquisa para as produções científicas no Brasil na área da educação bem como uma proposta de pesquisa-ação para a formação de docentes. O desenvolvimento de pesquisa (auto) biográfica enfatiza meios de análise de práticas e vivências, o papel do pesquisador, a dimensão ética das e nas recorrências com o respondente. Embora a utilização dessa estratégia não seja ainda tão comum em nível de escolha dos pesquisadores, não há dúvidas quanto à sua relevância e contribuição para as pesquisas qualitativas no campo da educação.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação UFSCar Sorocaba, membro do GEPLAGE – UFSCar-Sorocaba. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior[CAPES].

Rebeca Anselmo Estevam

Aluna Especial do Mestrado em Educação UFSCar Sorocaba, membro do GEPLAGE

Thiago de Melo Martins

Aluno Especial do Mestrado em Educação UFSCar Sorocaba, membro do GEPLAGE

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Santos, J. M. O., Estevam, R. A., & Martins, T. de M. (2018). PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.45–53. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.64

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