CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍ/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Lincoln Akira Nazario Kayaki UFSCar/Sorocaba
  • Thiago de Melo Martins UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.86

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Tapiraí/SP.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de criação e implementação do Conselho Municipal de Educação de Tapiraí/SP (C.M.E.) e de que maneira o princípio orientador da gestão democrática é vivenciado na tomada de decisões de assuntos de interesse dos cidadãos sobre o tema. No contexto do trabalho são explicitadas as diretrizes e conceito desse colegiado educacional, o papel da representatividade e sua organização e a busca pela educação socialmente referenciada como discussão e finalidade da coletividade municipal. A pesquisa é orientada por metodologia de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, amparando-se na análise dos documentos legais que norteiam a estrutura e funcionamento do C.M.E. de Tapiraí/SP. As discussões sinalizam que o caráter mobilizador do referido colegiado na cidade ainda é incipiente e, portanto, o princípio orientador da gestão democrática dá-se apenas de maneira formal e parcial, considerando a autonomia relativa que desenvolve em relação ao poder executivo.

Biografia do Autor

Lincoln Akira Nazario Kayaki, UFSCar/Sorocaba

Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e Acadêmico de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba.

Thiago de Melo Martins, UFSCar/Sorocaba

Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP.

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Kayaki, L. A. N., & Martins, T. de M. (2018). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍ/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.77–84. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.86

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