O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍ/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

  • Lincoln Akira Nazario Kayaki Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.
  • Thiago de Melo Martins UFSCar-Sorocaba (GEPLAGE) e Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.
  • Vitória Evelin Pignatari Nakadaki Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.49

Palavras-chave:

Educação. Tapiraí/SP. Conselho Municipal de Educação.

Resumo

O presente artigo faz menção aos primeiros desdobramentos da pesquisa em andamento intitulada Conselho Municipal de Educação de Tapiraí/SP e a Gestão Democrática, cujo cerne é a educação socialmente referenciada, a participação e o exercício da cidadania. Os esforços aqui empregados apoiam-se na premissa de que, sendo o município um ente federado, possui suficiente autonomia para desempenhar ações e planejamentos em prol da qualidade da educação, a qual em articulação com o Conselho Municipal, deve nortear parâmetros de efetiva participação popular que consolide encaminhamentos pertinentes às demandas sociais. Nesta perspectiva, integra-se o enfoque qualitativo da pesquisa subsidiado por consultas bibliográfica e documental, a priori. Metodologia esta implica o aporte analítico das conjunturas e processos que permeiam a contextualização do município, enquanto Sub-região 3 da Região Metropolitana de Sorocaba, e o aprofundamento teórico acerca das condições político-econômicas e educacionais que abarcam o Plano Municipal de Educação e seus reflexos exitosos ou adversos no cenário social atual.

Biografia do Autor

Lincoln Akira Nazario Kayaki, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar - Sorocaba.

Thiago de Melo Martins, UFSCar-Sorocaba (GEPLAGE) e Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.

Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar - Sorocaba. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.

Vitória Evelin Pignatari Nakadaki, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Acadêmica do curso de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba.

Referências

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Publicado

2018-01-13

Como Citar

Kayaki, L. A. N., Martins, T. de M., & Nakadaki, V. E. P. (2018). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍ/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Ensaios Pedagógicos, 1(3), p.61–67. https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.49

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