O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍ/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.49Palavras-chave:
Educação. Tapiraí/SP. Conselho Municipal de Educação.Resumo
O presente artigo faz menção aos primeiros desdobramentos da pesquisa em andamento intitulada Conselho Municipal de Educação de Tapiraí/SP e a Gestão Democrática, cujo cerne é a educação socialmente referenciada, a participação e o exercício da cidadania. Os esforços aqui empregados apoiam-se na premissa de que, sendo o município um ente federado, possui suficiente autonomia para desempenhar ações e planejamentos em prol da qualidade da educação, a qual em articulação com o Conselho Municipal, deve nortear parâmetros de efetiva participação popular que consolide encaminhamentos pertinentes às demandas sociais. Nesta perspectiva, integra-se o enfoque qualitativo da pesquisa subsidiado por consultas bibliográfica e documental, a priori. Metodologia esta implica o aporte analítico das conjunturas e processos que permeiam a contextualização do município, enquanto Sub-região 3 da Região Metropolitana de Sorocaba, e o aprofundamento teórico acerca das condições político-econômicas e educacionais que abarcam o Plano Municipal de Educação e seus reflexos exitosos ou adversos no cenário social atual.
Referências
BORDIGNON, G. Perfil dos conselhos municipais de educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/livro_final_proconselho07.pdf. Acessado em: 25 jun. 2017.
IBGE. Panorama 2017.Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/tapirai/panorama. Acessado em 23 nov. 2017.
IBGE: São Paulo - Tapiraí: Infográficos: escolas, docentes e matrículas por nível, 2015. Disponível em: http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/educacao.php?lang=_ES&codmun =355350&search=sao-paulo|tapirai|infograficos:-escolas-docentes-e-matriculas-por-nivel. Acessado em: 25 jun. 2017.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Censo Educacional (2015b). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acessado em: 25 jun. 2017.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica–Tapiraí (2015a. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acessado em: 25 jun. 2017.
PESSOA, L. Tapiraí fortalece turismo como alternativa econômica. Jornal Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 12 fev. 2015. Disponível em: < http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/595064/tapirai-fortalece-turismo-como-alternativa-economica> Acessado em: 21 jun. 2017.
TAPIRAÍ. Plano Municipal de Educação (PME) 2014-2024 (2015). Disponível em: http://www.tapirai.sp.gov.br/arquivo_noticias.php?id=1054&arq=PLANOMUNICIPALDEEDUACA%C7%C3O&tipo=pdf. Acessado em: 25 abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Lincoln Akira Nazario Kayaki, Thiago de Melo Martins, Vitória Evelin Pignatari Nakadaki
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.