O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TAPIRAÍ/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.49Palabras clave:
Educação. Tapiraí/SP. Conselho Municipal de Educação.Resumen
O presente artigo faz menção aos primeiros desdobramentos da pesquisa em andamento intitulada Conselho Municipal de Educação de Tapiraí/SP e a Gestão Democrática, cujo cerne é a educação socialmente referenciada, a participação e o exercício da cidadania. Os esforços aqui empregados apoiam-se na premissa de que, sendo o município um ente federado, possui suficiente autonomia para desempenhar ações e planejamentos em prol da qualidade da educação, a qual em articulação com o Conselho Municipal, deve nortear parâmetros de efetiva participação popular que consolide encaminhamentos pertinentes às demandas sociais. Nesta perspectiva, integra-se o enfoque qualitativo da pesquisa subsidiado por consultas bibliográfica e documental, a priori. Metodologia esta implica o aporte analítico das conjunturas e processos que permeiam a contextualização do município, enquanto Sub-região 3 da Região Metropolitana de Sorocaba, e o aprofundamento teórico acerca das condições político-econômicas e educacionais que abarcam o Plano Municipal de Educação e seus reflexos exitosos ou adversos no cenário social atual.
Citas
BORDIGNON, G. Perfil dos conselhos municipais de educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/livro_final_proconselho07.pdf. Acessado em: 25 jun. 2017.
IBGE. Panorama 2017.Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/tapirai/panorama. Acessado em 23 nov. 2017.
IBGE: São Paulo - Tapiraí: Infográficos: escolas, docentes e matrículas por nível, 2015. Disponível em: http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/educacao.php?lang=_ES&codmun =355350&search=sao-paulo|tapirai|infograficos:-escolas-docentes-e-matriculas-por-nivel. Acessado em: 25 jun. 2017.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Censo Educacional (2015b). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acessado em: 25 jun. 2017.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica–Tapiraí (2015a. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acessado em: 25 jun. 2017.
PESSOA, L. Tapiraí fortalece turismo como alternativa econômica. Jornal Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 12 fev. 2015. Disponível em: < http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/595064/tapirai-fortalece-turismo-como-alternativa-economica> Acessado em: 21 jun. 2017.
TAPIRAÍ. Plano Municipal de Educação (PME) 2014-2024 (2015). Disponível em: http://www.tapirai.sp.gov.br/arquivo_noticias.php?id=1054&arq=PLANOMUNICIPALDEEDUACA%C7%C3O&tipo=pdf. Acessado em: 25 abr. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Lincoln Akira Nazario Kayaki, Thiago de Melo Martins, Vitória Evelin Pignatari Nakadaki
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.