PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.284Palavras-chave:
Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região nordesteResumo
Este artigo analisa a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação e a gestão participativo-democrática propriamente dita, observando as regiões brasileiras e culminando na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial, visto a assegurar: a) localização dos documentos (institucional, no caso do presente objeto); b) Avaliar sua credibilidade, relevância e representatividade; c) Observar o conteúdo do documento primeiras impressões possíveis e num segundo momento a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar as Comissões de Avaliação e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba e do Brasil como um todo.
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