PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.284Palavras-chave:
Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região nordesteResumo
Este artigo analisa a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação e a gestão participativo-democrática propriamente dita, observando as regiões brasileiras e culminando na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial, visto a assegurar: a) localização dos documentos (institucional, no caso do presente objeto); b) Avaliar sua credibilidade, relevância e representatividade; c) Observar o conteúdo do documento primeiras impressões possíveis e num segundo momento a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar as Comissões de Avaliação e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba e do Brasil como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Petula Ramanauskas Santorum e Silva , Thiago de Melo Martins , Noemia de Carvalho Garrido, Rute de Carvalho Angelini , Paulo Gomes Lima, Aimê Heloina Candido da Silva Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.