O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP, O CHAMAMENTO PARA A AVALIAÇÃO E O MONITORAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.297Palavras-chave:
Plano Municipal de Educação, Políticas educacionais, Monitoramento e avaliaçãoResumo
Por meio da Lei nº 13.005, de 15 de junho de 2014, foi estabelecido que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar seus planos de educação. O presente artigo está em consonância com a pesquisa maior realizada pelo GEPLAGE, tendo como propósito analisar o monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação das Regiões Metropolitanas de Sorocaba, considerando a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento, o fluxo de avaliação e encaminhamentos para correção de fluxos. Este estudo apresenta uma reflexão inicial sobre o PME da cidade de Votorantim, São Paulo, Brasil, utilizando-se da pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, partindo do pressuposto da importância que os elementos de avaliação e monitoramento do PME consolidam um documento de política e planejamento educacional numa perspectiva reflexiva, participativo-democrática.
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