PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): ORIGEM E CONCEPÇÕES

Autores

  • Camila Vieira Genkawa Silva UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.296

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Políticas Educacionais, Monitoramento e avaliação

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar à luz do I Plano Nacional de Educação (2001 a 2010) e do II Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) o planejamento educacional quanto a formulação de agenda estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamentos para a correção de fluxos. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, este artigo contextualiza marcos históricos na Educação do Brasil, no que tange acompanhar as relações entre o planejado, discutido e realizado, reconhecendo se as ações são pautadas ou não na democratização, seguidas da determinação constitucional e do direito social da educação básica brasileira, sem desvios ou rupturas. Espera-se com a temática explicitada abrir espaços e reflexões na busca da consolidação de um sistema nacional de educação pública, gratuita, laica, democrática, não excludente e de qualidade socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Camila Vieira Genkawa Silva , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Downloads

Publicado

2023-03-04

Como Citar

Silva , C. V. G. . (2023). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): ORIGEM E CONCEPÇÕES . Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.52–60. https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.296