NATIONAL EDUCATION PLAN (PNE): ORIGIN AND CONCEPTIONS
Keywords:
National education plan, Educational policies, Monitoring and evaluationAbstract
This article aimed to contextualize educational planning in terms of the formulation of an established agenda, the monitoring flow and the flow of evaluation and referrals for the correction of flows in the light of the First National Education Plan (2001 to 2010) and the II Plan National Board of Education (2014 to 2024). Based on bibliographical and documentary research, this article contextualizes historical milestones in Education in Brazil, in terms of accompanying the relationships between what was planned, discussed, carried out, fundamentals, purposes, guidelines, goals foreseen and achieved in the PNE of 2001-2024, recognizing whether the actions are based or not on democratization, followed by the constitutional determination and the social right of Brazilian basic education, without deviations or ruptures. With the explicit theme, it is expected to open spaces and reflections in the search for the consolidation of a national system of public education, free, secular, democratic, non-excluding and of socially referenced quality.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Camila Vieira Genkawa Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.