SOBRE O RACIONALISMO E O EMPIRISMO NO CAMPO PEDAGÓGICO

Autores

  • Meira Chaves Pereira Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Rio Claro
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.8

Palavras-chave:

Racionalismo. Empirismo. Campo Pedagógico.

Resumo

: O presente trabalho discute a evolução do pensamento pedagógico no século XVII em diante, evidenciando como eixos as propostas, visões de mundo, de homem e de educação da corrente racionalista representada por expoentes como João Amos Comenius (1592-1670) e René Descartes (1596-1650), visto que são considerados defensores da inteligência imanente/transcendente do homem. Por outro lado, o empirismo, que vai defender que são as experiências sensoriais pelas quais o indivíduo passa que geram o conhecimento e forma a sua inteligência (para o empirismo “não existe nada na mente que não tenha passado antes pelos sentidos), assim, nessa linha, serão consideradas as contribuições de Francis Bacon (1561-1626) e de John Locke (1632-1704).  O trabalho traz como recorrência o perigo da irredutibilidade e defesa de uma percepção de mundo e da construção da inteligência do homem. Indaga ainda sobre o papel da educação frente a encaminhamentos e reflexões para a educação nos dias atuais.

Biografia do Autor

Meira Chaves Pereira, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Rio Claro

Doutoranda pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro. Mestra pela UFSCar-Campus Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Campus Sorocaba e do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Pereira, M. C., & Lima, P. G. (2017). SOBRE O RACIONALISMO E O EMPIRISMO NO CAMPO PEDAGÓGICO. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.67–76. https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.8

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