O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP, O CHAMAMENTO PARA A AVALIAÇÃO E O MONITORAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.297Palavras-chave:
Plano Municipal de Educação, Políticas educacionais, Monitoramento e avaliaçãoResumo
Por meio da Lei nº 13.005, de 15 de junho de 2014, foi estabelecido que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar seus planos de educação. O presente artigo está em consonância com a pesquisa maior realizada pelo GEPLAGE, tendo como propósito analisar o monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação das Regiões Metropolitanas de Sorocaba, considerando a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento, o fluxo de avaliação e encaminhamentos para correção de fluxos. Este estudo apresenta uma reflexão inicial sobre o PME da cidade de Votorantim, São Paulo, Brasil, utilizando-se da pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, partindo do pressuposto da importância que os elementos de avaliação e monitoramento do PME consolidam um documento de política e planejamento educacional numa perspectiva reflexiva, participativo-democrática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Camila Vieira Genkawa Silva , Paulo Gomes Lima
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.