PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.284

Palabras clave:

Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região nordeste

Resumen

Este artigo analisa a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação e a gestão participativo-democrática propriamente dita, observando as regiões brasileiras e culminando na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial, visto a assegurar: a) localização dos documentos (institucional, no caso do presente objeto); b) Avaliar sua credibilidade, relevância e representatividade; c) Observar o conteúdo do documento primeiras impressões possíveis e num segundo momento a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar as Comissões de Avaliação e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba e do Brasil como um todo.

Biografía del autor/a

Petula Ramanauskas Santorum e Silva , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela UFSCar Campus Sorocaba.

Thiago de Melo Martins , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela UFSCAR Campus Sorocaba.

Noemia de Carvalho Garrido, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade UTAD.

Rute de Carvalho Angelini , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pelo UNISAL/Americana.

Paulo Gomes Lima, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutor pela UNICAMP. Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Líder do GEPLAGE. Docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP. Coordenador do Projeto de Pesquisa.

Aimê Heloina Candido da Silva Santos , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Mestrado Profissional em Educação pelo UNASP – Campus E.C.  

Publicado

2022-10-04

Cómo citar

Silva , P. R. S. e ., Martins , T. de M. ., Garrido, N. de C. . ., Angelini , R. de C. ., Lima, P. G., & Santos , A. H. C. da S. . (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 6(3), p.56–67. https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.284

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>