A ETNOGRAFIA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA PESQUISA QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.65Palavras-chave:
Etnografia. Observação Participante. Pesquisa qualitativa.Resumo
O presente artigo discute a etnografia e a observação participante como estratégia de coleta de dados à luz da abordagem qualitativa na área da educação. Tomou-se como ponto de partida a obra de Angrosino (2009) e Mattos e Castro (2011), dialogando com demais autores que discutem ou se aproximam da temática. Portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, organizada em duas seções: a) definições importantes sobre a etnografia e o seu campo de pesquisa, uma breve história de seu percurso princípios básicos, e b) a etnografia na prática, as etapas de um estudo etnográfico e a importância da ética no escopo de estudo etnográfico. Na Educação a “etnografia” e observação participante destacam-se na análise do processo de ensino-aprendizagem e, se for articulada a um trabalho de colaboração podem contribuir para o repensar e organizar a relação docente/discente, bem como trazer elementos para reflexão de seu clima organizacional.
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