O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAPELA DO ALTO/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Carmela Adriana Menuzzi UFSCar-Sorocaba
  • Petula Ramanauskas Santorum e Silva UFSCar Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.216

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Capela do Alto/SP. Gestão democrática.

Resumo

Este artigo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE). O principal objetivo da pesquisa é discorrer sobre criação, implementação e gestão democrática do Conselho Municipal de Educação do município de Capela do Alto/SP. Sua construção se deu mediante abordagem qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas. A proposta é refletir sobre o Conselho Municipal de Educação do município de Capela do Alto/SP, por meio dos dados levantados, através da observação, descrição e compreensão; considerando as hipóteses construídas após essa sondagem, buscando compreender o contexto em sua totalidade. Espera-se com esta análise e reflexão, captar a essência da gestão democrática na formação, nas ações e representatividade do Conselho Municipal de Educação de Capela do Alto/SP.

Biografia do Autor

Carmela Adriana Menuzzi, UFSCar-Sorocaba

Graduada em Letras (Português e Inglês) pela UNIP e Pedagogia pela UNINOVE, pós-graduada em Gestão Escolar pela UFSCAR e Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FACON; vice-diretora efetiva da Rede Municipal de Sorocaba e atualmente, diretora designada da E.M. Professor Amin Cassar – Sorocaba/SP

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, UFSCar Sorocaba

Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e supervisora de ensino na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP. 

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

Menuzzi, C. A., & Silva, P. R. S. e. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAPELA DO ALTO/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 4(2), p.19–27. https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.216

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