CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SARAPUÍ/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar/Sorocaba, bolsista Capes e docente na UEMG/Passos.
  • Francisco Coutinho de Medeiros UFSCar/Sorocaba
  • Petula Ramanauskas Santorum e Silva UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.220

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão Democrática. Sarapuí/SP.

Resumo

A pesquisa que aqui segue, constrói um recorte na área da política e gestão da educação, vinculada e apoiada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da  Educação”  (GEPLAGE), cujo   objetivo   é   discutir   o   processo   de   criação, implementação  e  caracterização  do  Conselho  Municipal  de Sarapuí/SP, compreendendo seus condicionantes buscando esclarecer a atuação desse órgão público, partindo do princípio  da  gestão  democrática  e  qualidade  socialmente  referenciada. Esse estudo foi estruturado através de uma pesquisa qualitativa, embasada em uma pesquisa bibliográfica e documental. O artigo é finalizado com uma reflexão, onde analisamos a estrutura representativa do Conselho Municipal de Educação sapuiano, além de analisar sua atuação no âmbito da educação do município. Esperamos esclarecer as estruturas políticas que viabilizaram esse órgão público, de gestão democrática, além de contribuir para o diálogo sobre suas práticas.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar/Sorocaba, bolsista Capes e docente na UEMG/Passos.

Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e Docente na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais.

Francisco Coutinho de Medeiros, UFSCar/Sorocaba

Licenciatura em História pela UNISO (Universidade de Sorocaba), estudante de Pedagogia pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de estudos e pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e professor eventual na rede estadual de ensino de Sorocaba/SP.

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, UFSCar/Sorocaba

Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e supervisora de ensino na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP.

Referências

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J., Medeiros, F. C. de, & Silva, P. R. S. e. (2020). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SARAPUÍ/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 4(2), p.51–61. https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.220

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