PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGEM QUALITATIVA

Autores

  • Petula Ramanauskas Santorum e Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos
  • Jociane Marthendal Oliveira Santos Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-0980-6724

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.73

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa. Estratégias predominantes. Metodologia.

Resumo

A pesquisa qualitativa, após vários anos e embates dentro da academia, hoje tem seu espaço devidamente reconhecido quando se pensa em estudos e pesquisas científicas com seres humanos e suas relações inseridas em contextos próprios, expressando o que seria inviável por via da perspectiva quantitativa. O dossiê em pauta busca ressaltar a importância da abordagem qualitativa nas pesquisas da área da Educação, apresentando técnicas e instrumentos importantes, ampliando ainda mais o conhecimento e uso dessas estratégias no escopo do mundo científico.

Biografia do Autor

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e diretora de escola na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP.

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e professora de educação básica na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP.

Jociane Marthendal Oliveira Santos, Universidade Federal de São Carlos

Aluna Especial do Mestrado em Educação UFSCar Sorocaba, membro do GEPLAGE – UFSCar-Sorocaba.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Silva, P. R. S. e, Castilho, K. C. de, & Santos, J. M. O. (2018). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGEM QUALITATIVA. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.3–4. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.73

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>