USO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS E FILMAGENS EM PESQUISA QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.66Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa. Coleta de dados. Imagens. Gravação em vídeoResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização de imagens e filmagens, enquanto escolha metodológica para coleta de dados nas pesquisas qualitativas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, orientada pela revisão de literatura especializada (BOHNSACK, 2007, 2013; WELLER e BASSALO, 2011; PINHEIRO, KAKEHASHI, ANGELO, 2005). No desenvolvimento e conclusão do artigo foi possível observar que com o avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos a utilização de imagens e vídeos tem se tornando cada vez mais frequente nas pesquisas qualitativas, possibilitando maior riqueza de informações e confiabilidade nas pesquisas, gerando resultados mais precisos e ainda que recorrentes. De forma especial na área de educação, visto a necessidade de análise tanto de imagens históricas, enquanto documentos, como apreensão dos valores e condicionantes de dimensões culturais e sociais dos sujeitos. Assim, a pesquisa com imagens, som e filmes são recursos indispensáveis para o campo da educação na abordagem qualitativa.
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