USO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS E FILMAGENS EM PESQUISA QUALITATIVA

Autores

  • Amanda Regina Martins Dias Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba
  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Viviane da Silva Silveira Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.66

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa. Coleta de dados. Imagens. Gravação em vídeo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização de imagens e filmagens, enquanto escolha metodológica para coleta de dados nas pesquisas qualitativas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, orientada pela revisão de literatura especializada (BOHNSACK, 2007, 2013; WELLER e BASSALO, 2011; PINHEIRO, KAKEHASHI, ANGELO, 2005). No desenvolvimento e conclusão do artigo foi possível observar que com o avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos a utilização de imagens e vídeos tem se tornando cada vez mais frequente nas pesquisas qualitativas, possibilitando maior riqueza de informações e confiabilidade nas pesquisas, gerando resultados mais precisos e ainda que recorrentes. De forma especial na área de educação, visto a necessidade de análise tanto de imagens históricas, enquanto documentos, como apreensão dos valores e condicionantes de dimensões culturais e sociais dos sujeitos. Assim, a pesquisa com imagens, som e filmes são recursos indispensáveis para o campo da educação na abordagem qualitativa.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Aluna Especial no Mestrado em Educação da UFSCar-Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE. Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) câmpus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e Professora da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Viviane da Silva Silveira, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Aluna Especial do Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) câmpus Sorocaba, membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Salto de Pirapora.

Referências

BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.

BELEI, R.A.; PASCHOAL, S.R.G.; NASCIMENTO, E.N.; MATSUMOTO, P.H.V.R. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas (30): 187-199, jan./jun.2008. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1770/1645 Acessado em 13.06.18.

BODGAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOHNSACK, R. A. interpretação de imagens segundo o método documentário. In: WELLER, W.; PFAFF. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3.ed.Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

BOHNSACK, R. A. A interpretação de imagens e o método documentário. Sociologias, Porto Alegre, no18, jun./dez. 2007, vol. 9, p. 286-311. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86819553013 Acessado em: 01.06.18

FISCHMAN, G. E. Reflexões sobre imagens, cultura visual e Pesquisa Educacional. In: Maria Ciavatta, Educação e imagens, São Paulo, Voces Editora, p.109-127. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/38459384/GEFReflexoes_sobre_Imagens.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1530849594&Signature=UOKQdoBODNnKO7c6fADtZMNeQds%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DReflexoes_Sobre_Imagens_Cultura_Visual_E.pdf Acessado em: 01.06.2018

GARCEZ, A.; DUARTE, R.; EISENBERG, Z. Produção e análise de videogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n2/v37n2a03.pdf Acessado em 11.06.18.

PINHEIRO, E.M.; KAKEHASHI, T.Y.; ANGELO, M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. In: Rev Latino-amEnfermagem, set.-out. 2005; vol.13 n.5, p.717-22. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n5/v13n5a16.pdf. Acessado em 01.06.2018.

WELLER, W.; BASSALO, L.M.B. Imagens: documentos de visões de mundo. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no28, set./dez. 2011, p. 284-314. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/868/86821166010/ . Acessado em: 01.06.18

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Dias, A. R. M., Castilho, K. C. de, & Silveira, V. da S. (2018). USO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS E FILMAGENS EM PESQUISA QUALITATIVA. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.81–88. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.66

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.