INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: ANTECEDENTES HISTÓRICOS E DISCUSSÕES

Autores

  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.141

Palavras-chave:

Educação Superior. Internacionalização. América Latina e Caribe. Espaço Latino Americano e Caribenho de Educação Superior.

Resumo

Este artigo problematiza o espaço da educação superior da América Latina e Caribe, objetivando construir um quadro mais amplo de análise da integração acadêmica na região e seus processos de internacionalização. Partimos da análise do Processo de Bolonha e do Espaço Europeu de Educação Superior, compreendendo-os como processos que antecedem o adensamento da integração acadêmica em âmbito global. Com a análise documental e revisão bibliográfica, pretendemos compreender o continente latino-americano e caribenho como um todo, em suas dimensões sociais e econômicas, com o olhar atento à educação superior. À guisa de considerações, mais do que identificarmos as assimetrias, as divergências e negligenciarmos a importância das heterogeneidades diante de realidades tão diversas, há de se colocar em pauta os fundamentos epistemológicos que embasam as diretrizes de execução de um espaço comum para ALC. Isso significa pensar a construção do espaço de ES como um processo político e econômico, não neutro.

Biografia do Autor

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba e aluna do Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba.

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Castilho, K. C. de. (2019). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: ANTECEDENTES HISTÓRICOS E DISCUSSÕES. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.4–15. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.141

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