INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: ANTECEDENTES HISTÓRICOS E DISCUSSÕES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.141Palavras-chave:
Educação Superior. Internacionalização. América Latina e Caribe. Espaço Latino Americano e Caribenho de Educação Superior.Resumo
Este artigo problematiza o espaço da educação superior da América Latina e Caribe, objetivando construir um quadro mais amplo de análise da integração acadêmica na região e seus processos de internacionalização. Partimos da análise do Processo de Bolonha e do Espaço Europeu de Educação Superior, compreendendo-os como processos que antecedem o adensamento da integração acadêmica em âmbito global. Com a análise documental e revisão bibliográfica, pretendemos compreender o continente latino-americano e caribenho como um todo, em suas dimensões sociais e econômicas, com o olhar atento à educação superior. À guisa de considerações, mais do que identificarmos as assimetrias, as divergências e negligenciarmos a importância das heterogeneidades diante de realidades tão diversas, há de se colocar em pauta os fundamentos epistemológicos que embasam as diretrizes de execução de um espaço comum para ALC. Isso significa pensar a construção do espaço de ES como um processo político e econômico, não neutro.Referências
ABOITES, H. La educación superior latinoamericana y el Proceso de Bolonia: de la comercialización a la adopción del Proyecto Tuning de competencias. Educación Superior y Sociedad, IESALC, ano 15, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/crs/v5n9/v5n9a3.pdf. Acesso em: 23 abr.2019.
AZEVEDO, M. L. N. A formação de espaços regionais de educação superior: um olhar meridional para o Mercosul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 875-879, nov. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n3/19.pdf. Acesso em: 23 abr.2019.
AZEVEDO, M. L. N. O MERCOSUL e a Educação Superior: qual integração? Atos de pesquisa em educação – PPGE/ME FURB, v. 4, no 3, p. 303-320, set./dez. 2009. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1719/1165. Acesso em: 23 abr.2019.
BARREYRO, G. B.; LAGORIA, S. L.; HIZUME, G. C. As Agências Nacionais de Acreditação no Sistema ARCU-SUL: primeiras considerações. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 49-72, mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100049&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 mai.2019.
BOLOGNA UNIVERSITY. Our History. Disponível em: https://www.unibo.it/en/university/who-we-are/our-history/the-numbers-of-history . Acesso em:12 mai.2019.
CEPAL. Balance preliminar de las economias de América Latina y el Caribe, 2017. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/42651/117/S1701283_es.pdf. Acesso em: 10 jul.2018.
CEPAL. Anuario Estadístico de América Latina y el Caribe 2018. Santiago: CEPAL, 2019. Disponível em: https://www.cepal.org/es/publicaciones/44445-anuario-estadistico-america-latina-caribe-2018-statistical-yearbook-latin. Acesso em: 07 mai.2019.
DIAS SOBRINHO, J. Calidad, pertinencia y responsabilidad social de la universidad Latinoamericana y Caribeña. In: GAZZOLA; DIDRIKSSON (editores). Tendencias de laEducación Superior en América Latina y el Caribe. Caracas: IESALC-UNESCO, p. 87-112, 2008. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/08/753.pdf. Acesso em: 23 abr.2019.
DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da educação superior no mundo globalizado. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
DIAS SOBRINHO, J. O Processo de Bolonha In: PEREIRA, Elisabete M. A.; ALMEIDA, Maria de Lourdes P. (orgs.). Universidade contemporânea: políticas do Processo de Bolonha. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009, p. 129-152.
EEES. Espaço Europeu de Educação Superior. Disponível em: http://www.eees.es. Acesso em: 10 jun.2019.
GACEL-ÁVILA, J.; RODRÍGUEZ-RODRÍGUEZ, S. Internacionalización de la educación superior en América Latina y el Caribe: Un balance. México: Unesco-IESALC, Universidad de Guadalajara, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2018. Disponível em: http://erasmusplusriesal.org/es/contenido/internacionalizacion-de-la-educacion-superior-en-america-latina-y-el-caribe-un-balance. Acesso em: 26 mar.2019.
KNIGHT, J. Five Truths about Internationalization. International Higher Education, no. 69, 2012. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/8644. Acesso em: 23 abr.2019.
KNIGHT, J. Internationalization: A Decade of Changes and Challenges. International Higher Education, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2008.50.8001. Acesso em: 12 mai.2019.
KRAWCZYK. N. As políticas de internacionalização das universidades no Brasil: o caso da regionalização no MERCOSUL. Jornal de Políticas Educacionais, n° 4 julho–dezembro de 2008. Disponível em: http://www.jpe.ufpr.br/n4_5.pdf. Acesso em: 23 abr.2019.
LAMARRA, N. F. La convergencia de la Educación Superior en América Latina y su articulación con los Espacios Europeo e Iberoamericano. Posibilidades y limites. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, p. 9-44, jul. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v15n2/a02v15n2.pdf. Acesso em: 23 abr.2019.
LAMARRA, N. F.; COPPOLA, N. Desafíos para la construcción del Espacio Latinoamericano de Educación Superior, en el marco de las políticas supranacionales. In: Journal of Supranational Policies of Education, no 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/jospoe/article/view/5620/6034. Acesso em:23 mar.2018.
LIMA, L. C.; AZEVEDO, M. L. N.; CATANI, A. M. O Processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 13, núm. 1, marzo, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1.pdf. Acesso em:23 mai.2018.
LIMA, P. G. Universidade Brasileira: por uma perspectiva universal, humana e democrática. São Paulo : Annablume, 2012.
MERCOSUL EDUCACIONAL. ARCU-SUL. Disponível em: http://edu.mercosur.int/arcusur/index.php/pt-br/. Acesso em: 12 mai.2019.
MERCOSUL. Mercado Comum do Sul: Quem somos. Disponível em: https://www.mercosur.int/quienes-somos/en-pocas-palabras/. Acesso em: 12 mai.2019.
THEILER, J. C.; RODRÍGUEZ, M. S. Educación superior, internacionalización e integración en américa latina y el caribe. Balance regional y prospectiva. In: GACEL-ÁVILA, J. Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva. Caracas: UNESCO – IESALC y Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba. Colección CRES, 2018. Disponível em: http://erasmusplusriesal.org/es/contenido/la-educacion-superior-internacionalizacion-e-integracion-regional-de-america-latina-y-el. Acesso em: 28 mai.2019.
UNASUR. História. Disponível em: https://www.unasursg.org/es/historia. Acesso em: 20 abr.2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Katlin Cristina de Castilho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.