ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

A PORTARIA MEC Nº 2.117/2019 NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNCISAL

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino superior tecnológico, Precarização docente, Portaria MEC nº 2.117/2019

Resumo

A Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, autorizou que até 40% da carga horária de cursos de graduação presenciais fosse ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD). Este artigo analisa a aplicação dessa normativa nos cursos superiores tecnológicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e discute seus impactos na organização curricular e nas condições de trabalho docente. A pesquisa é qualitativa, baseada em análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e normativas institucionais. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi utilizada como suporte metodológico. Os resultados evidenciam ausência de padronização na distribuição da carga horária, fragilidades na regulamentação e indícios de precarização docente. Conclui-se que a flexibilização curricular, sem políticas institucionais adequadas, compromete a qualidade da formação acadêmica e intensifica a desvalorização do professor.

Biografia do Autor

Jeniffer da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal)

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Exerceu atividades como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental para Integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos Processos de Ensino e Aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três Universidades Públicas Federal. Tem experiência em Docência na área de educação infantil. Foi membro do grupo de pesquisa TICFORPROD - Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Pesquisadora na área de Educação, com foco em formação de leitores, Tecnologias Digitais na Educação, gamificação e jogos digitais em processos cognitivos vinculados ao campo educacional. Aspirante ao mestrado em educação.

Aline Neyde de Lima Paz, Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal)

Licenciada em Pedagogia (UFAL).Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Metropolitana). Pós- graduada em Gestão Educacional (UNINASSAU).Pós- graduada em Educação Especial e Inclusiva: Ação Docente Especializada (FAVENI). Pós graduada em Pedagogia Hospitalar (FAVENI). Pós-graduanda em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) (Faculdade Metropolitana). Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Metropolitana). Atua como Coordenadora de Tutoria na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Docente na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal/CED/UAB) . Tem experiência em pesquisa e docência em Educação a Distância; Inserção de Interfaces digitais mediadoras no processo de ensino e aprendizagem na educação presencial; Gestão e Coordenação de projetos em Educação a Distância e cursos de pós graduação. Foi secretária pedagógica do curso de Especialização em Mídias na Educação (MEC/FNDE/UFAL) e do Núcleo de Educação para o trânsito (NETRAN/UFAL).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Lacet Fireman Coelho, A. L., da Silva Santos, J., Neyde de Lima Paz, A., Herculano de Souza, V., & André de Barros, R. (2025). ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: A PORTARIA MEC Nº 2.117/2019 NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNCISAL. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.89–100. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/463

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