ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

A PORTARIA MEC Nº 2.117/2019 NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNCISAL

Autores/as

Palabras clave:

Educación a Distancia, Educación Superior Tecnológica, Precarización Docente, Portaria MEC Nº 2.117/2019

Resumen

La Portaria MEC nº 2.117, de 6 de diciembre de 2019, autorizó que hasta el 40% de la carga horaria de los cursos de graduación presenciales fuera ofrecida en la modalidad de Educación a Distancia (EaD). Este artículo analiza la aplicación de esta normativa en los cursos superiores tecnológicos de la Universidad Estatal de Ciencias de la Salud de Alagoas (UNCISAL) y discute sus impactos en la organización curricular y en las condiciones de trabajo docente. Se trata de una investigación cualitativa, basada en el análisis documental de Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) y normativas institucionales. El análisis de contenido de Bardin (2011) se utilizó como marco metodológico. Los resultados evidencian ausencia de estandarización en la distribución de la carga horaria, fragilidades en la reglamentación e indicios de precarización docente. Se concluye que la flexibilización curricular, sin políticas institucionales adecuadas, compromete la calidad de la formación académica e intensifica la desvalorización del profesorado.

Biografía del autor/a

Jeniffer da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal)

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Exerceu atividades como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental para Integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos Processos de Ensino e Aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três Universidades Públicas Federal. Tem experiência em Docência na área de educação infantil. Foi membro do grupo de pesquisa TICFORPROD - Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Pesquisadora na área de Educação, com foco em formação de leitores, Tecnologias Digitais na Educação, gamificação e jogos digitais em processos cognitivos vinculados ao campo educacional. Aspirante ao mestrado em educação.

Aline Neyde de Lima Paz, Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal)

Licenciada em Pedagogia (UFAL).Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Metropolitana). Pós- graduada em Gestão Educacional (UNINASSAU).Pós- graduada em Educação Especial e Inclusiva: Ação Docente Especializada (FAVENI). Pós graduada em Pedagogia Hospitalar (FAVENI). Pós-graduanda em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) (Faculdade Metropolitana). Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Metropolitana). Atua como Coordenadora de Tutoria na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Docente na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal/CED/UAB) . Tem experiência em pesquisa e docência em Educação a Distância; Inserção de Interfaces digitais mediadoras no processo de ensino e aprendizagem na educação presencial; Gestão e Coordenação de projetos em Educação a Distância e cursos de pós graduação. Foi secretária pedagógica do curso de Especialização em Mídias na Educação (MEC/FNDE/UFAL) e do Núcleo de Educação para o trânsito (NETRAN/UFAL).

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Lacet Fireman Coelho, A. L., da Silva Santos, J., Neyde de Lima Paz, A., Herculano de Souza, V., & André de Barros, R. (2025). ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: A PORTARIA MEC Nº 2.117/2019 NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNCISAL. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.89–100. Recuperado a partir de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/463

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