ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
A PORTARIA MEC Nº 2.117/2019 NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNCISAL
Palabras clave:
Educación a Distancia, Educación Superior Tecnológica, Precarización Docente, Portaria MEC Nº 2.117/2019Resumen
La Portaria MEC nº 2.117, de 6 de diciembre de 2019, autorizó que hasta el 40% de la carga horaria de los cursos de graduación presenciales fuera ofrecida en la modalidad de Educación a Distancia (EaD). Este artículo analiza la aplicación de esta normativa en los cursos superiores tecnológicos de la Universidad Estatal de Ciencias de la Salud de Alagoas (UNCISAL) y discute sus impactos en la organización curricular y en las condiciones de trabajo docente. Se trata de una investigación cualitativa, basada en el análisis documental de Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) y normativas institucionales. El análisis de contenido de Bardin (2011) se utilizó como marco metodológico. Los resultados evidencian ausencia de estandarización en la distribución de la carga horaria, fragilidades en la reglamentación e indicios de precarización docente. Se concluye que la flexibilización curricular, sin políticas institucionales adecuadas, compromete la calidad de la formación académica e intensifica la desvalorización del profesorado.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alexia Lara Lacet Fireman Coelho, Jeniffer da Silva Santos, Aline Neyde de Lima Paz, Vagner Herculano de Souza, Rafael André de Barros

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
