AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO:

OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.305

Palavras-chave:

Neurociências, Educação infantil, Pedagogo

Resumo

Este estudo apresenta como ocorre o desenvolvimento do Sistema Nervoso desde a concepção, a interferência do meio neste desenvolvimento e de que forma as neurociências se relacionam com a prática docente na Educação Infantil. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa fundamentada sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento neurológico na criança intrauterina e na primeira infância, uma vez que esta corresponde a faixa etária da Educação Infantil, dados estes coletados através de revisão bibliográfica pautados em autores da área de Neurociências, além de legislação vigente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os dados apresentados indicam que a formação neurológica se inicia antes mesmo do nascimento da criança, bem como a formação das sinapses e ainda que, após o nascimento, a estrutura e as funções encefálicas são influenciadas pelo ambiente, reforçando a ideia de que a prática docente na Educação Infantil contribui de forma significativa para o neurodesenvolvimento

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Calabria, P. H., & Nóbile, M. F. . (2024). AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO: : OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL. Ensaios Pedagógicos, 8(2), p.1–9. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.305

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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