AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO:
OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.305Palabras clave:
Neurociências, Educação infantil, PedagogoResumen
Este estudio presenta cómo se produce el desarrollo del Sistema Nervioso desde la concepción, la interferencia del entorno en este desarrollo y cómo las neurociencias se relacionan con la práctica docente en educación infantil. Constituye una investigación cualitativa basada en aspectos relacionados con el desarrollo neurológico en niños intrauterinos y primera infancia, ya que corresponde al grupo de edad de Educación Infantil, datos recogidos a través de una revisión bibliográfica basada en autores del área de Neurociencias, además de la legislación vigente, como la Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Los datos presentados indican que la formación neurológica comienza incluso antes del nacimiento del niño, así como la formación de sinapsis y que, después del nacimiento, la estructura y las funciones cerebrales están influenciadas por el entorno, reforzando la idea de que la práctica docente en Educación Infantil contribuye significativamente al neurodesarrollo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1970 Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.