AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO:
OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.305Keywords:
Neurociências, Educação infantil, PedagogoAbstract
This study presents how the development of the Nervous System occurs since conception, the interference of the environment in this development, and how neurosciences relate to the teaching practice in Early Childhood Education. It constitutes qualitative research based on aspects related to neurological development in intrauterine children and early childhood, since it corresponds to the age group of Early Childhood Education, data collected through a bibliographic review based on authors in the area of Neurosciences, in addition to current legislation, such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), which is the Brazil's national common curricular base - or also known as "Common Core" Curriculum. The data presented indicate that neurological formation begins even before the birth of the child, as well as the formation of synapses, and that, after birth, the structure, and brain functions are influenced by the environment, reinforcing the idea that teaching practice in Early Childhood Education contributes significantly to neurodevelopment.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.