PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS COM SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jeniffer da Silva Santos UNCISAL
  • Guilmer Brito Silva
  • Leila Barros
  • Marcos Tavares

Palavras-chave:

Scratch, Gamificação, Ensino fundamental, Pensamento computacional, Jogos educativos

Resumo

A educação contemporânea tem buscado estratégias inovadoras para promover uma aprendizagem mais interativa e motivadora, com destaque para as metodologias ativas e a gamificação. Nesse contexto, o uso de ferramentas digitais como o Scratch surge como uma alternativa eficaz para engajar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo analisa a utilização do Scratch para a criação de jogos educativos em conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa no ensino fundamental. O estudo teve como objetivo investigar o potencial do Scratch como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de jogos educativos, visando estimular o pensamento computacional, a criatividade e a assimilação de conteúdos curriculares de forma lúdica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia de pesquisa-intervenção participativa. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental utilizaram o Scratch para criar jogos relacionados a conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, sob mediação dos professores. Foram realizadas observações das interações durante o processo de desenvolvimento dos jogos, além da coleta e análise dos projetos produzidos. Os jogos criados demonstraram a eficácia do Scratch em integrar programação e conteúdos curriculares. Os alunos desenvolveram habilidades de pensamento computacional, trabalho em equipe e criatividade, enquanto os professores relataram maior engajamento e motivação dos estudantes. Os resultados evidenciaram o potencial da gamificação para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

da Silva Santos, J., Guilmer Brito Silva, Leila Barros, & Marcos Tavares. (2025). PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS COM SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.76–88. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/469

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