INCLUSÃO NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.303Palavras-chave:
Ensino Superior., Inclusão, SurdoResumo
Este trabalho tem como objetivo desvelar os desafios à aprendizagem do surdo nas aulas ministradas no ensino superior e apresentar alternativas para a superação dos obstáculos vivenciados pelo surdo neste nível de ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com dados estudados sob a técnica da Análise de conteúdo, a partir da qual foram geradas três categorias de análise: atitudes e práticas do professor, uso de recursos e procedimentos didáticos na educação dos surdos e avaliação. Os resultados indicam que o professor precisa: entender a diferença linguística do surdo, desenvolver atitudes positivas acerca da inclusão dos estudantes surdos, modificar os procedimentos e instrumentos de ensino e de avaliação, além de compreender o papel do Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais/Português neste processo para desenvolver atividades que incluam os surdos nas atividades de ensino.
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Copyright (c) 2023 Adriana Moreira de Souza Corrêa
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