INCLUSÃO NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.303Keywords:
Ensino Superior., Inclusão, SurdoAbstract
This study work aims at revealing the challenges to deaf person’s learning in classes taught in higher education and to present alternatives for overcoming the barriers experienced by the deaf people at this level of education. The methodology used was a bibliographical research with data studied under the Content Analysis technique, from which three categories of analysis were generated: teacher attitudes and practices, use of resources and didactic procedures in the education of the deaf and evaluation. The results indicate that the teacher needs to: understand the linguistic difference of the deaf people, develop positive attitudes about the inclusion of deaf students, modify teaching and assessment procedures and instruments, in addition to understanding the role of the Brazilian Sign Language Interpreter/Translator/ Portuguese in this process to develop activities that include deaf people in teaching activities.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Adriana Moreira de Souza Corrêa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.