AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO REVOLUÇÕES DE PARADIGMAS DE KUHN

Autores

  • Amanda Eloisa Ribeiro Gomes UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Mateus Xavier Yamaguti UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Tathiane Milaré UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-6557-1769

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.290

Palavras-chave:

ensino de ciências, paradigma, revoluções

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir quais dentre as principais estratégias de ensino propostas pelo documento Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Nacionais Curriculares do Ensino Médio (PCN+EM) para as ciências da natureza podem ser consideradas como revoluções de paradigmas de Kuhn. Para isso, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Com nossas análises, percebemos que cada estratégia de ensino presente no PCN+EM surge como forma de revolucionar o ensino tradicional em um determinado contexto histórico, porém apenas algumas delas podem ser consideradas paradigmas, uma vez que surgem de revoluções. 

Biografia do Autor

Amanda Eloisa Ribeiro Gomes, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2021). Atualmente é bolsista do programa de mestrado no projeto Difundindo e popularizando as atividades de ensino, pesquisa e extensão do CCA e faz parte do Grupo de Pesquisa de Educação em Ciências e Matemática no Contexto CTS da UFSCar Araras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem 

Mateus Xavier Yamaguti, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos - CCA (2021). Atualmente é Analista de aprendizagem na empresa de tecnologia NAPP SOLUTIONS. Tem experiência na área de ensino e apredizagem corporativa, voltado para a capacitação tecnologica com foco em linguagens de programação Python, SQL e desenvolvimento de projetos. Assim como, orientação e tutoria dos alunos. Como também, é mestrando do programa de Educação em Ciências e Matemática da UFSCAR - Campus de Araras. Por fim, participa do grupo de pesquisa LABINTEC da UFSCAR (Laboratório de Tecnologias e Inclusão), que possui foco de gerar recursos tecnologicos para inclusão educacional.

Tathiane Milaré, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

Gomes, A. E. R., Yamaguti, M. X., & Milaré, T. . (2023). AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO REVOLUÇÕES DE PARADIGMAS DE KUHN. Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.73–80. https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.290