OS SIGNIFICADOS E A NATUREZA DOS SABERES POPULARES: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.99Palavras-chave:
Saberes populares. Epistemologia. Ensino de ciências. Cultura.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir questões sobre a abordagem dos saberes populares no ensino de ciências. Para isso, apresenta um breve levantamento bibliográfico sobre os significados e naturezas atribuídos à sabedoria popular em pesquisas acadêmicas e discute a pertinência e limitações em atribuir às sociedades tradicionais os saberes populares. Também aborda questões sobre as possíveis relações entre os truques e dicas divulgados na internet e as características intrínsecas aos saberes populares, assim como suas potencialidades para o ensino de ciências.
Referências
AYALA, M.; AYALA, M.I.N. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São Paulo: Ática, 1987.
BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a12.pdf. Acesso em 20 jul. 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
BOURDIEU, P. La distinction: critique sociale dujugement. Paris: Minuit, 1979
BRASIL. Orientações complementares aos parâmetros curriculares nacionais (pcn+). ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em 20 jul. 2018.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Unijuí. 2011.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
CHASSOT, A. Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova na Escola, n.27, fev.2008, p. 9-12. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc27/03-ibero-2.pdf. Acesso em 20 jul. 2018.
CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. (Orgs.). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2001. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/750/2/Biodiversidade%20e%20comunidades%20tradicionais%20no%20Brasil.pdf;Saberes. Acesso em 20 jul. 2018.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1981.
GEERTZ, C. A. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
GONDIM, M.S.C. A inter-relação entre saberes científicos e saberes populares na escola: uma proposta interdisciplinar baseada em saberes das artesãs do Triângulo Mineiro. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1964/1/2007_MariaStelaDaCostaGondim_original.pdf. Acesso em 20 jul. 2018.
GONDIM, M.S.C; MÓL, G.S. Saberes populares e ensino de ciências - possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova Na Escola, n. 30, p. 3-9, Novembro, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/02-QS-6208.pdf. Acesso em 20 jul. 2018.
LOPES, A.C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999. Disponível em: http://www.curriculo-uerj.pro.br/imagens/artigos/conhecimen_8.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
MAHFOUD, M. Folia de Reis: Festa raiz ou experiência religiosa em comunidades da EEJI na perspectiva da psicologia social fenomenológica. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia -USP, São Paulo, 1996, 242p. Não disponível online.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MATTOS, G. G.; FERREIRA, M. Ensino de química e saberes populares: uma experiência didática em uma escola da zona rural. Anais...X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1675-1.PDF. Acesso em: 20 jul. 2018.
MOREIRA, P.F.S.D. et al. A bioquímica do candomblé–possibilidades didáticas da aplicação da lei federal 10639/03. Química Nova na Escola. São Paulo, v. 33, n. 2, 2011. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_2/03-EA3610.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
NASCIBEM, F. G.; VIVEIRO, A. A. Saberes populares consCiência: uma investigação sobre a medicina popular. Anais...Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0773-1.PDF. Acesso em: 20 jul. 2018.
OLINTO, G. Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu. 1995. Disponível em: http://repositorio.ibict.br/bitstream/123456789/215/1/OlintoSilvaINFORMAREv1n2.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
OLIVEIRA, P. S. Saber popular e perspectivas para o conhecimento científico. In: CONEDU. Anais do Congresso Nacional de Educação, 2ª Ed. Campina Grande, v. 1, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID2246_11082015091801.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
pensamento. Porto. In: Cibertextualidades, v. 1, n. 1, p. 110-125, 2006. Disponível em: http://www.topofilosofia.net/textos/A_cibertxt1_110-125_petry.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
PETRY, L. C. O conceito de novas tecnologias e a hipermídia como uma nova forma de
PINHEIRO, P. C.; GIORDAN, M. O preparo de sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil: do status de etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 355-383, ago. 2010. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/download/300/195. Acesso em: 20 jul. 2018.
SANTOS JÚNIOR, F. A.; SILVA F. J. D. O conhecimento popular como contribuinte para a ciência. In: CONEDU. Anais do Congresso Nacional de Educação, 3ª Ed. 2016. Natal/RN, v. 1, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11848_15082016215353.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
SILVA, S. A. O.; LAMBACH, M. Sequência didática para o ensino de Botânica utilizando plantas medicinais. Anais... XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2168-1.pdf. Acesso em 20 jul. 2018.
UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. 2002. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/2001%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20sobre%20a%20Diversidade%20Cultural%20da%20UNESCO.pdf. Acesso em: jun. 2018.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na Educação. Computadores e Conhecimento: repensando a educação, p. 1-23, 1993. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_3/Valente_Jose_2.pdf. Acesso em: jun. 2018.
VENQUIARUTO, L. D. et al. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do pão. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 135-141, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/outubro2011/quimica_artigos/saber_pop_escolar_art.pdf. Acesso em: jun. 2018.
XAVIER, P. M. A.; FLÔR, C. C. Uma revisão do tema Saberes Populares na pesquisa em Educação em Ciências. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0866-1.pdf. Acesso em: jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Larissa Aparecida Rosendo da Silva, Tathiane Milaré
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.